Lendária Banda Pós-Punk Última Dança está de volta!
- Dark Winter
- 8 de jan. de 2020
- 6 min de leitura

É final do ano de 2019, enuncia-se o retorno de um dos grandes nomes da música Pós-punk.
O retorna ao suor da meia noite às pistas escuras com sua sonoridade nostálgica, timbres (quentes, vintage), e cozinha semi-minimalista - (Drum Machine), profunda, dançante e melancólica.
Inegável contribuição dos mesmos para a música alternativa e obscura do país.
Não obstante, ouve-se que o dueto encontra-se renovado, brilhante e inspirado para retomar o seu lugar no baile das sombras.
Banda criada em meados de 2006 por - Souza ( PROG. VOZ, VIOLÄO), em partida sob formato One man band, tendo posteriormente chegado a diversas formações, incluindo a de um quarteto.
O projeto ressuscita em final de 2019, sob direção dos velhos amigos e inseparáveis, Aurélio (PROG. TECLADO) e Souza.
De sonoridade densa, quase minimalista, de poucos refrões e ambientes marcantes, o projeto traz consigo velhos módulos de sintetizadores, além de timbres marcantes em sua fria DRUM MACHINE.
Abordados sobre a nova proposta sonora do projeto mediante atualidade, o dueto admite a idéia de um (maquinário de cozinha), mais frio, eletrônico, sobretudo de ventos quentes, ( VINTAGE ).
Todo este coquetel é claro, sem perder a originalidade dos trabalhos anteriores que, segundo o dueto, será mantida fielmente como nos anos que se deram.
Sem perder tempo, o coletivo Dark Winter entrou em contato com a dupla, e batemos um papo muito massa com os mesmo para saber as novidades, propostas, enfim, todos os novo projetos da banda! acompanhem
Dark Winter - Então dando início ao nosso papo, somos o coletivo e produtora Dark Winter, nossa proposta dentro do underground Gótico de Manaus é trazer informações para os leitores, apoiadores e afins. Temos muitos amigos na cidade de Manaus, em Porto Velho - RO, Belém - PA, Boa Vista - RR, e estamos sempre em contato com os mesmos!
Difícil esbarrar com um amigo e não ouvir o mesmo dizer " cara conhece Última Dança ", banda muito foda, letras pesadas, batidas que doem na Alma, e assim a conversa se estende....
Dessa forma então, porque não procurarmos a banda e saber um pouco mais sobre eles e seus projetos para 2020, nesse retorno surpreso né?
Sendo assim, nossa curiosidade inicial é, o que mais motivou a banda voltar ativa, como se sentem em saber que ainda são uma banda tão amada e aclamada dentro da cena Dark do Brasil ?
Última Dança - ( Aurélio ) Primeiro eu quero agradecer pelo carinho e estima que eu mesmo desconhecia. Pra mim está sendo maravilhoso, apesar do tempo parado, saber sobre o carinho de vocês, eu e o Fabiano já tínhamos conversado sobre a volta tempos atrás logo depois do termino. Mas houve alguns contratempos de minha parte para a volta, mas a necessidade de compor e de conhecer pessoas novas era e ainda é imensa, pra dizer a verdade não tinha idéia de como a U.D era vista dessa forma. Depois de anos, comecei a perceber por agora esse carinho. E esta sendo um choque e um sonho ao mesmo tempo, temos muita coisa pra esse ano, de início terá um novo álbum ( só adiantando ), já estamos preparando, mas com cautela!
Dark Winter - Temos certeza que bem recebido vocês estão sendo, quantos morcegos não esperam por esse momento, um retorno, um álbum, shows não é mesmo? Imensurável o trajeto desta banda e o legado que ela tem proposto nesse movimento do nosso país!
Com toda essas coisas boas acontecendo, acompanhamos recentemente que vcs lançaram um single virtualmente, e que já pretendem lançar outro single ainda este mês de janeiro de 2020, esses singles fazem parte de algum EP ou álbum que está prestes a ser lançado, ou foi uma forma convidativa de lançar o retorno da banda pra morcegada ficar atenta que além dessas vem novidades pô aí?
Existe algum lançamento previsto pra este ano ?
( Pra quem ainda não ouviu, Single se chama A Manhã Escura )
Última Dança - ( Aurélio ) Obrigado! Pra dizer a verdade o single foi para as duas proposta. Quando conversado com Fabiano, não tinha a idéia de uma música nova mas ele veio com uma proposta quente onde surgiu esse single denotando uma nova fase e recomeço do projeto. Com isso em pouco tempo, fomos começando a formular a proposta do novo Álbum que estamos propondo a lançar.
Dark Winter - Existe uma previsão de lançamento, ou ainda está a definir?
Esse trabalho o que podemos esperar dele?
Lembrando que trabalhos anteriores nossa em, quando se trata de compor e enriquecer as letras, ainda por cima em português, vocês são os caras!
Última Dança - Ainda estamos definindo a data correta, até porque temos que organizar algumas coisas para o lançamento! Viemos com uma proposta nova, usando processos vintage, batidas quentes e densas mas não perdendo a essência e a sonoridade da U.D.
Dark Winter - Quais a influências da banda, ou individual de cada um? Essa leva de composições pra dar certo, vem de uma influência parecida de ambos, ou cada um tem uma influência que influencia nas suas composições ?
Última Dança - Temos muita influência de bandas Etéreas e de Darkwave. Temos ouvido muitas bandas de Trip Hop, Downtempo também!
Dark Winter - Então pra não esticar muito nosso papo, gostaria que vcs falassem um pouco da nova proposta, o que a galera pode esperar desse novo trabalho, e qual seria o recado que vocês mandam pra todos que aguardam ansiosos por shows e etc, e mandem uma pequena mensagem pra galera de Manaus!
Última Dança - Nossa proposta será de ascender as pistas, queremos que as pessoas saiam descarregadas dos shows, obviamente não perderemos a pegada antiga. As musicas anteriores serão tocadas na íntegra. Meu recado para a galera e que continuem firmes, não desanimem e produzam! Vivam intensamente! Um dos nossos planos e fazer uma turnê, e quem sabe tocar pra vocês em manaus também! Agradeço por deixar nos adentrar em vossas casas e vida por meio da música!
Nosso muito obrigado...
Biografia: Banda influenciada diretamente pelo New Romantic´s, Pós - Punk e Trip -hop. Suas melodias e letras nos remetem há um passeio pelas cidades escuras dos grandes centros, através de nossas jornadas sem direção. Passam pelos campos ensolarados da infância, o inverno nos subúrbios, e as paixões hoje frias deixadas nos quartos escuros do que um dia foi o amor.
Ouça como um passageiro que flerta os rostos pelas ruas deste mundo na espera de nós mesmos.
Então seremos os beijos deixados nas praças iluminadas da juventude?
A Última Dança é você, somos nós . . . Vistos pelas janelas de nossas longas caminhadas sem rumo. O cansaço no leito dos anos, a eterna espera por dias mais claros.
Banda formada por Fabiano Souza em meados do ano de 2006, contou com a participação de Roberto Avelar ainda em seu embrião, nos vocais, onde Fabiano Souza cuidou dos poucos recursos eletrônicos que dispunham, contudo o mesmo decide encerrar os dias da Última Dança, ainda que precocemente. Versões demos que viriam ganhar forma no ano vindouro escaparam do estúdio e vieram à tona, resultando em opiniões adversas entre o dueto, em por fim, a separação. ano de 2007, animado pela amizade e estima por Marcos Aurélio, ambos decidem reformular a Última Dança, e no mesmo ano recebem a visita de Marcelo Oliveira, Adriano Cavalcante e Luiz Sombras (Extinto Solene Nênia), e com apenas algumas semanas de ensaio lançam o EP - A dança do tempo. Embalados pela boa aceitação do gênero, a banda passa por uma curta turnê por diversos estados Brasileiros, inclusive apresentando-se no Woodgothic, na cidade de São Thomé das letras, ao lado de grandes bandas da cena Obscura nacional. O ano é o de 2012, após longo desaparecimento do grupo e mudanças em sua formação, a Última Dança retorna presenteando seus seguidores com o Álbum - Por todas as canções, com músicas inéditas e muita sobra de estúdio para quem quer matar a saudade desta belíssima banda, outra vez após isso a banda congela e retorna no final de 2019! Aproveitem o inverno e o vinho ao som da Última Dança, para amantes, apaixonados, amigos e solitários.
Discografia
EP - Última Dança - A última Dança
(Demo)
Ano de lançamento: 2006

Ep - A dança do tempo
Ano de lançamento: 2007

Disco: Última Dança - Última Dança
Ano de lançamento: 2009

Disco: Última Dança - Por todas as canções
Ano de laçamento - 2012

Disco: "O Estrangeiro"
Ano de laçamento - 2014

EXCELENTE BANDA
MUSICAS LINDAS
Amo demais essa banda
Amo essa banda. Sou admirador assumido.